Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2006

Viva à Discriminação!

Oi Pessoal!

Isto hoje é forte, por isso agarrem-se à cadeira, respirem fundo e no final não me crucifiquem! Lembrem-se que é o que me vai na telha.



Há 8 anos atrás, nem eu sonhava o que era a discriminação e infelizmente aprendi da pior forma, sentindo-a na pele!



A descriminação a pessoas com deficiência é uma das piores atitudes que pode existir (talvez pense assim por ser deficiente…) e infelizmente acontece a toda a hora e todo o minuto. A Constituição Portuguesa proíbe e condena actos discriminatórios cometidos a raças, etnias, deficiências, etc., mas isso é só papel e a realidade é outra.



Senão vejamos, em 1997 saiu um Decreto-Lei que pretendia eliminar e proibir a criação de barreiras arquitectónicas. Este Decreto dava sete anos para os serviços de utilidade pública (Câmaras Municipais, Correios, Finanças, Cafés, Lojas, Farmácias, etc.) eleminarem as barreiras arquitectónicas existentes. Não só estas barreiras não foram eliminadas, como novas barreiras foram sendo construídas, uma atrás da outra!



O poder para fiscalizar e zelar pelo cumprimento da legislação, segundo a mesma, foi entregue ao Estado, mas mais directamente às autarquias locais. Estas foram um péssimo exemplo, pois não eleminaram as suas barreiras, mas ainda permitiram, sem se perceber porquê, que criassem novas barreiras. Pura e simplesmente fecharam os olhos à legislação e por interesse, despreocupação e desleixo, conseguiram fazer com que os direitos das pessoas com deficiência fossem todos ignorados. Pois bem, continuem! Até quando? Não sei, ponham a mão na consciência.



Para mim, cada vez que ignoram estas legislações, é um acto discriminatório que cometem e é tão mau e insensível quem o comete como quem deixa cometer.



Por vezes, estas pessoas deveriam sentir na pele o que é a discriminação, mas coisas simples: querer beber um café com os amigos e não poder, querer ir a um cinema e não poder, querer almoçar fora e não poder, etc., talvez assim percebessem o quanto inúteis tornam as pessoas que os rodeiam.



Realidade, posso partilhar um caso convosco, que foi para mim o pior acto discriminatório que tiveram comigo, só não vos posso dizer onde por causa das represálias! Então foi o seguinte: Há sensivelmente dois anos, uma senhora doutora, fez-me o favor de por escrito, me chamar de “burro”, ignorante, inútil e 300% incapacitado. Eu reclamei para os seus superiores, mas estes para não tirarem a razão á senhora doutora, deixaram andar e contribuíram para a descriminação. A justificação para as suas palavras eram do teor de barreiras arquitectónicas, mas a sua motivação era de carácter pessoal porque não me “grama”. Talvez por eu não lhe oferecer bolos como muitas pessoas ou talvez por eu não a banhar com rios de baba, como ela gosta! Ainda hoje esta pessoa continua impune, mas quem sabe se um dia não se arrependerá. Às vezes, o destino prega-nos partidas, coisas que nós pensamos que só acontecem aos outros!



Quanto ao futuro, só a nós pertence! Mudanças, não acredito, os interesses falam mais alto! Fiscalizações, para quê? Os almoços pagos são melhores! Regras nas construções, os “def’s” que fiquem em casa!



Sugestão do dia:

Um pouco de Levanta-te e Ri, para descontrair!
Curiosidade:

Como foi possível sete anos (até agora) de “olhos fechados”? Santa hipocrisia.

Anedota do dia:

O português é danado para partilhar

Um português, um americano e um inglês estavam perdidos no meio do
Alaska.
Sem terem o que comer, eles resolveram cortar pedaços do próprio corpo.
No almoço, o americano foi o primeiro. Cortou uma das suas pernas e disse:
- Agora, temos um pouco de pernil para comer.
No jantar, foi a vez do inglês. Cortou um pedaço das costas e disse:
- Agora, nós temos lombinho para nos alimentarmos.
Lá pelas 11 da noite, chegou a vez do português.
Ao tirar o bilau para fora, o americano e o inglês exclamaram:
- Que bom! Vamos comer linguiça. O português responde:
- Linguiça, o caralho ! Vão beber um leitinho e dormir!...

publicado por William Wallace às 16:12
link do post | comentar | favorito

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivos

. Agosto 2009

. Abril 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.Artigos da Semana

. Ainda Estou Vivo...

. MUITO INTERESSANTE

. 11-09-2007

. Torneio do Guadiana

. ...

. Políticos e Futubolistas....

. Apoio de Todos

.Links

.favoritos

. Pequena Maddy

. INFELIZMENTE PURA REALIDA...

blogs SAPO