Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2006

Silves - Cidade Fantasma

Silves com uma vista simplesmente espectacular


Oi Pessoal!

Mais uma Quinta Feira, o dia em que nas "Cidades Universitárias" os estudantes saiem á noite para se divertir,beber um copo, ouvir uma músiquinha,etc.........!
Em Silves, há alguns anos atrás foi-nos prometido um desenvolvimento que iria tirar a nossa cidade do "marasmo" em que viviamos e que nos iria projectar novamente para uma das cidades mais desenvolvidas do Algarve. Entre projectos e promessas que se relacionacem com a juventude e a "vida" nocturna da cidade, ficou-me no ouvido se a memória não me falha, um Parque Radical, uma Discoteca, uma Universidade e muitas outras "inovações" que de momento não me recordo.
A Universidade apareceu e sem dúvida nehuma que trouxe "crescimento", principalmente no número de jovens que frequentam a nossa cidade diáriamente, mas crescimento populacional não é sinónimo de desenvolvimento senão existir infraestruturas e actividades que cativem os jovens a permanecer por cá.
Verdade seja dita, durante o dia estão criadas condições e infraestruturas minimas para ocupação dos jovens, como é o exemplo das Piscinas Municipais, o Espaço Internet, os desportos existentes, etc...............! O pior é quando cai a noite e ao fazermos uma breve passagem pelas ruas da cidade não se vê viva alma! Toda a gente recolhe a casa e não sai mais. E se pensar em sair pergunta-se a si próprio "sair para onde?"!
Tive conhecimento que recentemente, um dos bares da cidade que há 10 anos atrás mais movimentava a cidade, reabriu com nova gerência e tem feito imenso sucesso. Tenho pena de não o poder frequentar devido a barreras arquitectónicas existentes, mas desejo-lhes que tudo continue a correr bem e se possivel que consigam atrair também jovens de outros sitios.
Voltando a promessas, a entao falada Discoteca caiu no esquecimento. Por falta de investidores? Por falta de iniciativa? Por falta de incentivo?, os motivos pela sua inexistência não sei, só sei que ela não existe e que todas as Quintas-Feiras (e fins de semana) os Universitários e restantes jovens, saem de casa, rumam a um dos dois outrês bares existentes, permanecem durante uma ou duas horas dirigem-se para Portimão, Faro, Loulé, Lagos, Albufeira, Casto Verde e muitas outras cidades que conseguiram atinjir um nivel de desenvolvimento e oferta de soluções muito superior ao nosso.
Podem até muitas pessoas perguntar com razão ou não "será preciso ir a uma Discoteca ou um Bar para se divertirem?"! Mas o facto é que está documentado e comprovado que "vida nocturna" é sinónimo de desenvolvimento e nós nesse aspecto continuamos a marcar passo e a não evoluir.
Só para terminar e seguindo na linha do desenvolvimento, só tenho visto a cidade de Silves crescer em prédios, prédios e mais prédios, com algumas palmeiras por ai espalhadas. Nesses prédios é de salientar o facto vergonhoso de continuarem a abrir estabelecimentos comerciais "ilegais" no que diz respeito ao cumprimento da legislação em vigor que rege a eliminação de barreiras arquitectónicas em espaços públicos. A culpa morre sozinha, pois quem passa as licenças ignora os factos (para alguns) e os construtores aproveitam para não cumprir a lei (como lhes convém).

Sugestão do Dia:
Começarmos a mudar de mentalidade (porque nunca é tarde) e fazer-mos nós próprios uma cidade melhor.

Curiosidade: Curiosidade é o que eu tenho, em saber o porquê de não se cumprir a legislação em Silves e continuar impune (desculpem mas eu hoje dei para este lado, é que mais uma vez ia sendo atropelado).

Boa "Noite Académica" e até á próxima!


publicado por William Wallace às 15:09
link do post | comentar | favorito

.Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Arquivos

. Agosto 2009

. Abril 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

.Artigos da Semana

. Ainda Estou Vivo...

. MUITO INTERESSANTE

. 11-09-2007

. Torneio do Guadiana

. ...

. Políticos e Futubolistas....

. Apoio de Todos

.Links

.favoritos

. Pequena Maddy

. INFELIZMENTE PURA REALIDA...

blogs SAPO